Plante ervas para colher saúde
Sabemos que este período de inverno é especial para ficarmos em frente ao fogão à lenha ou à lareira batendo um bom papo, e para tomarmos chocolate quente ou um bom vinho vendo um filme na TV.
Porém, esta estação também é mais propícia para que tenhamos gripes, resfriados e dores de garganta.
Você já pensou que, por meio do consumo de chás e infusões feitas com ervas medicinais, podemos atenuar os sintomas destas doenças típicas de inverno?
Isso mesmo. Existem ervas que ajudam bastante no combate a dores de garganta, dor de cabeça, coriza, ‘nariz entupido’ e outros sintomas que são bem característicos de resfriados, por exemplo.
E você já se deu conta de que podemos ter estas ervas plantadas na nossa casa?
Sim, produzir uma pequena horta com ervas medicinais em casa é mais simples do que parece. É muito benéfico para a nossa saúde também. As ervas ajudam a fortalecer nossa imunidade e contribuem com o nosso bem-estar e nossa saúde de forma integral.
Ter uma horta na nossa casa ou no nosso apartamento é simples e, ao mesmo tempo, extremamente benéfico para a nossa saúde. Aqui estamos falando de prevenção, mas especialmente para tratar ou amenizar aqueles sintomas mais chatos e comuns de enfermidades típicas da estação mais fria do ano.
Ter uma pequena horta de ervas em casa, além de ser super em conta, favorece para que você tenha sempre à mão um produto fresco, sem agrotóxicos e pronto para ser consumido. É um jogo de ‘ganha-ganha’.
Aqui vão as principais dicas e o passo a passo para você fazer a sua primeira horta de ervas medicinais.
A primeira coisa que você deve fazer é escolher quais as ervas que você deseja plantar. No nosso Viveiro, temos várias que ajudam a combater os sintomas chatos das ‘doenças de inverno’:
O Alecrim é um expectorante natural. A Camomila é a queridinha dos anti-inflamatórios. O Cidró é digestivo e sudorífero, ajudando com aquela febre das gripes. A Endro é anti inflamatória e antibacteriana. A Erva maggi, além de diaforética, é antibiótica. O Guaco é nosso velho conhecido em auxiliar no tratamento de afecções do trato respiratório.
A Hortelã é anti inflamatória e antiviral também. A Losna é uma boa estimulante do sistema imunológico e a Melissa é analgésica. A Ora-pro-nóbis é anti inflamatória e a Penicilina é antiviral, analgésica e antibiótica.
Quanta erva medicinal boa para termos conosco neste inverno, não é mesmo? Aqui no Viveiro, temos todas elas.
Depois de escolhidas as ervas, é hora de plantar as mudas. Terra adubada, um espaço no solo ou em vasos, e mãos à obra. Não pode ter preguiça e deve lembrar que o cultivo é feito com carinho e cuidado.
Atenção para a necessidade de cada erva: mais água, menos água, mais adubo, menos adubo.
Por fim, é hora de colher. Por volta de 60 dias ou um pouco mais, já é possível fazer as primeiras ‘podas’ e aproveitar todos os benefícios das ervas em forma de chás ou de infusões.
Viu só? Agora você não tem mais desculpas para não ter a sua própria horta medicinal – barata, simples e sem agrotóxicos, ao alcance de suas mãos.
Não é à toa que nós, do Viveiros Werle, somos conhecidos por oferecer a você mais do que mudas: também proporcionamos bem-estar, saúde e alegria para as pessoas.
Gostou desse conteúdo? Siga-nos em nosso Instagram para ver mais!