ERVA-DOS-GATOS
Erva-dos-gatos – Nepeta cataria
A erva-dos-gatos é composta por uma substância conhecida como Neptalactone, que age no cérebro do gato através do odor. O animal pode morder e rolar por cima da erva, até tentar comê-la, mas a reação é através do cheiro, e dura poucos minutos.
Na maioria dos casos, a planta medicinal serve para alterar o comportamento dos gatos. Os mais agitados tendem a ficar mais tranquilos e os que passam mais tempo parados podem ser estimulados, a partir da erva, a brincar e se exercitar. Os felinos que estiverem passando por algum tipo de estresse também podem ser favorecidos.
Outros benefícios possíveis da erva-dos-gatos são facilitar o adestramento, controlar a obesidade, reforçar a saúde mental e o exercício físico. Apesar disso, é importante que o tutor saiba que alguns felinos, como os gatos mais velhos e castrados, podem ser imunes a erva e não apresentam nenhum tipo de reação.
Ela também não é capaz de provocar efeitos comportamentais em humanos, já que nós não conseguimos sentir o odor liberado pela catnip da mesma forma que esses animais.
PROPRIEDADES: Embora possa ser usada em humanos para tratar gripes, problemas de estômago e má digestão, atenuar as cólicas ou reduzir o estresse, o uso maior é como catnip.
USO: Chá das folhas e flores.
SOLO: Bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica.
IRRIGAÇÃO: Mantenha o solo úmido. Plantas pequenas requerem mais umidade, nestes casos, regue de duas a três vezes por semana.
CLIMA: Ameno a temperado.
LUMINOSIDADE: Luz solar direta, ao menos por algumas horas ao dia.
Se gostou desse conteúdo, siga-nos em nosso Instagram para ver mais!
compartilhe