ROSMARIN
Rosmarin – Rosmarinus officinalis
Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é aplicada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.
PROPRIEDADES: Antibiótica, anti-inflamatória, digestiva (hepatoprotetor, colerético), antiespasmódica, antioxidante (retarda o envelhecimento celular), estimulante, reduz a permeabilidade capilar, diurética, mucolítica (expectorante), antiparasitária, rubefaciente (aumenta a circulação local) para uso tópico.
USO: Chá do talo, flores e folhas; como tempero é usado fresco (preferencialmente) ou seco na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.
SOLO: Bem drenado e permeável.
IRRIGAÇÃO: Não tolera excesso de umidade, mas precisa ser irrigado pelo menos uma vez ao dia.
CLIMA: Temperado e tropical.
LUMINOSIDADE: Desenvolve-se bem em locais ensolarados.
Siga-nos no Instagram para mais conteúdos como esse!
compartilhe